Bem Vindo(a) !

Nós temos 1 estudante online

Login






Cinemática a bordo de um balão !



Um dos livros mais interessantes que li (e recomendo) foi A volta ao mundo em 80 dias de Júlio Verne. O livro conta uma super aventura protagonizada por Phileas Fogg e seu fiel assistente Jean Passepartout.
O livro lançado em 1874 (!), acabou virando filme em 1956 e foi um sucesso (vale a pena assistir, ainda que o filme faça algumas adaptações, como o uso do balão por exemplo).
Remexendo na minha estante acabei me deparando com o livro e lembrei que em certa altura Phileas Fogg cogita o uso de um balão para realizar parte da viagem, o que me inspirou a propor o seguinte desafio de cinemática!


Desafio

Sob o olhar do preciso Phileas Fogg, Jean Passepartout realizou o seguinte experimento a bordo de um balão. Arremessou simultaneamente dois corpos de massas distintas (M1 e M2) horizontalmente, mas com direções opostas. As intensidades das velocidades de arremesso foram v1=20m/s e v2= 80m/s.
Cronometrando o tempo à partir do instante do arremesso, em qual instante as velocidades dos corpos ficaram perpendiculares entre si?
Qual a altura mínima que o balão deve estar para que tal fenômeno seja possível?
(Admita que os corpos estejam sob ação exclusiva da gravidade e adote, por simplicidade, g=10m/s^2 )



SOLUÇÃO








 

Video em Destaque